quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brasil Grau de Investimento - Flavio


Brasil recebe título de grau de investimento pela agência S&P

O Brasil adquiriu nesta quarta-feira o título de grau de investimento pela agência de avaliação de rating Standard & Poor´s. Com esta nova nota, o país entra no grupo de países considerados de pouca possibilidade de inadimplência.

Isso significa que o Brasil passa a ser visto como de baixo risco para aplicações financeiras de estrangeiros. A nota de crédito (rating) para moeda estrangeira subiu de BB+ para BBB- com perspectiva estável e a nota para moeda local passou de BBB para BBB+, também com perspectiva estável.

De acordo com a analista de crédito da agência de risco, Lisa Schineller, a elevação reflete a maturidade das instituições brasileiras e da política do país, evidenciada pela flexibilização fiscal, pelas contas externas e pela melhora na perspectiva de crescimento.

O Brasil é 14º país a receber o grau de investimento pela agência. Schineller pondera que, embora a dívida pública brasileira líquida continue maior que em outros países que têm classificação, uma política de gerenciamento de dívidas e do programa fiscal mitigam os risco.
A agência prevê que o PIB brasileiro tenha uma expansão entre 4% e 4,5% por conta da política econômica mais pragmática.

A S&P ponderou também que apesar da crise de crédito global, a perspectiva de crescimento para o Brasil continua atraindo investimentos estrangeiros diretos diversificados em termos de tamanho e destinação.

Nenhum comentário: