terça-feira, 6 de maio de 2008

RESUMO - COMPORTAMENTO

Entäo estamos mais ou menos assim, saiu o IG alguns papéis romperam seus topos históricos com destaque para setor de siderurgia (CSNA3, USIM5, GGBR4, GOAU4), que vinham sendo a bola da vez em nosso mercado estes sustentando suas altas mesmo com toda a turbulëncia do primeiro quadrimestre.

Os bancos Bbdc4, Itau4, Ubbr11 e Bbas3 recuperam praticamente toda a perda acumulada do ano e fecharam em patamares de dez/2007 onde sentiram seus topos e recuaram neste pregäo, o que vem sugerindo pullback's já que estäo sobre-comprados no intraday e longe de sua média móvel de 21 dias.

A Petrobras näo diferente continua firme amparada por descobertas de novas bacias de petróleo e o aumento dos preços dos barris, sendo hoje com novo recorde acima dos US$ 120 com forte volume diário fechando em cima do seu topo histórico, o que sustentou o IBOV positivo na casa de o,03% praticamente estável.

A Vale5 que desde de outubro/2007, fez somente sua açäo cair chegando a 40,00 e quem comprou ali obteve bons ganhos, mas muitos investidores ficaram decepcionados com com sua rentabilidade face ao seu passado de excelentes retornos (estavam mal acostumados), bem como todo envolvimento de uma possível aquisiçäo e reajuste nos preços dos minérios. Neste período que fez lançamento coberto com vale5 conseguiu melhor sua performace. Na euforia do IG foi uma das que menos valorizou dentro do IBOV, seu fechamento hoje ficou na máxima o que sugere que amanhä irá testar seu TH e podemos rompë-lo junto com a Petr4.

Os papéis de segunda linha ou small cap's mais nobres como: Dura4, Wege3, Lame4, Btow3, Fjta4, Cnfb4, Pomo4, RApt4, Eter3, Romi3, entre outros que foram destaques nos anos anteriores sofreram grandes perdas face a reduçäo do capital externo o que diminui a procura, liquidez e principalmente a realizaçäo de lucros acumulados deixaram esses papéis menos atrativos e a corrida ficou concetrada nas Blues Chip's. Graficamente muitos ficaram bastante sobre comprados e esticados no diário, porém fizeram na maioria um pivot de alta rompendo suas LTB's.

O mercado no geral está muito forte, hoje tivemos quase 7 bi de volume na bovespa, recordes médios de volumes, operaçöes, em todos os participamentes vem aumentando como: Home Brokers (pessoas físicas), Institucionais, Bancos e a volta dos Estrangeiros, e já começa de novo programaçäo de IPO's que estavam sendo adiados por empresas, sem contar que a agëncia Fitch também pode elevar nosso grau de rating.

Temos uma safra de balanços de nosso mercado interno nas próximas duas semanas o que de alguma forma pode ocorrer a velha realizaçäo no fato na divulgaçäo dos resultados, mas vamos levantando os stop's. Eu näo gosto muito desses montes de gap's abertos que podem até ser de fulga e temos muitos que nunca foram fechados, mas como dizem o mercado so está querendo um motivo para uma boa realizada enquanto isso vamos surfando a onda.

Flávio Fiks

Ps: e vamos aos gráficos abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a previsão da BBAS3 para curto prazo?